Eleições 2022 - Um Manifesto aos Profissionais da Comunicação


São Paulo, 04 de Outubro de 2022. 

Um dito antigo: o ser humano tem o bem e o mal dentro de si, e nele vence aquilo que é estimulado… Na nossa sociedade o mal nunca deixou de ser estimulado, então não é de se estranhar que ele se mantenha forte.

O que é o “bem”, e o que é o “mal”? Em modo nada filosófico, pois simplificado, “bem” se refere a tudo aquilo que promove contentamento, satisfação, alegria, sensação de bem-estar, paz. “Mal” é exatamente o seu oposto, e o máximo “mal” envolve a destruição irreversível, a aniquilação, a morte.

Ponto de partida do mal é a falta de empatia que, também, é um modo de falta de consciência e de autoconsciência. É preciso estar atento àquilo que direciona as nossas atenções, estimula nosso modo de agir e ou de reagir. É preciso conhecer a fundo as intenções daqueles que estimulam e daqueles que são estimulados para, com base no conhecimento racional tomar decisões. Mas, na nossa sociedade geralmente não se faz nem uma coisa e nem outra. Os motivos do não fazer são muitos, e são complexos.

De qualquer forma, a nossa sociedade, ao menos em boa parte, é moldada por valores disseminados por meio da aplicação de técnicas que colocam os indivíduos no caminho do mal, no caminho da destruição, em médio e longo prazo, de si, do outro, do planeta. Não enfrentamos uma pandemia por mero acaso… E no Brasil o mal vem sendo promovido por meio da criação intencional de uma comunicação manipulatória, e a serviço do que há de pior!

Em Filosofia se diz que a sociedade é moldada por uma razão instrumentalizada, ou seja, a razão não é tomada em sua totalidade, mas apenas como instrumento que leva a atingir objetivos específicos. E um grande problema é que os objetivos nem sempre ou raramente têm em vista o bem maior de um número máximo de seres viventes.

A Comunicação e o Marketing são o âmbito de aplicação da razão instrumental por excelência! E não é de se estranhar que os profissionais da Comunicação de Marketing não falem criticamente de suas práticas? A falta de autocrítica e a inércia dos profissionais da área, diante do contexto que estamos vivendo, não seria um sintoma de como eles mesmos se encontram contaminados pelo mal?

Ora, o conflito que está a se desenrolar no processo eleitoral deste ano de 2022 não consiste de uma disputa de ideias políticas. Trata-se de um embate de criadores de estratégias de marketing… É de conhecimento geral que grande somas financeiras são retiradas dos cofres públicos para financiar as campanhas políticas dos candidatos. Mas, nem um centavo é usado para esclarecer a população sobre como cada político é instruído por profissionais de marketing a se comportar, sobre como seus pronunciamentos são estudados palavra por palavra, gesto a gesto, com a ajuda de teorias, técnicas de comunicação e de medição das reação do público-alvo… O político em campanha é um ator — que interpreta cada cena com o objetivo de ganhar a confiança do eleitor, independentemente de seu desempenho político e de suas reais intenções merecerem ou não —, dirigido cuidadosamente por sua equipe de marketing muito bem paga com recursos públicos.

O fenômeno que ganhou força nos últimos anos foi a especialização do Marketing Político e de seu uso intensivo nos 365 dias do ano. O político não mais entra em campanha apenas em época de eleições. Não, sua campanha já começa no dia de posse do cargo político conquistado!

O que há de sinceridade nas declarações de um político em campanha só pode ser verificado ao se estudar sua história de vida, o que ele fez ou deixou de fazer e por quais motivos, em quais contextos, o que ele valoriza realmente. Porém, as pessoas são bombardeadas, o tempo todo, com estímulos de marketing que dificultam a análise racional e aprofundada dos fatos. O eleitor não é estimulado a pensar, e sim a agir impulsivamente a partir da manipulação de suas emoções, 365 por ano!

O Partidos dos Trabalhadores, ainda nos governos Lula e Dilma, foi um entusiasta da inclusão digital. Foi criador de programas para financiamento de computadores, criador de telecentros, criador de pontos de cultura com equipamengtos digitais e cursos destinados a ensinar a população a usar tais dispositivos. Tragicamente, o Partido dos Trabalhadores se tornou vítima das tecnologias digitais, hoje largamente utilizadas por pessoas de má-fé que manipulam as atenções das pessoas, disseminando mentiras e meias verdade em benefício de seus próprios interesses.

É isso o que explica a tendência suicida do povo brasileiro, tão explícita neste ano de 2022: a manipulação das comunicações... A esquerda resiste a usar as mesmas estratégias manipulatórias usadas por seus oponentes, porque por mais que ela tenha cometido erros, seu motivo de existir é causa ética, e não há como a manipulação de consciências não ferir os princípios mais elementares de pessoas éticas.

Por outro lado, a extrema direita avançou muito na compreensão dos usos dos efeitos da comunicação digital. O que não é de surpreender, pois alguns de seus principais influenciadores em atividade são… Profissionais do Marketing, que estão atuando em escala internacional juntos aos movimentos de extrema direita!

A questão que mais importa no momento: onde estão os profissionais sérios e corretos da Comunicação e do Marketing? Por quê não abordam criticamente o seu campo de atuação, não impõem limites éticos às suas práticas, ANTÍDOTOS URGENTES aos efeitos nocivos que estão a impedir o esclarecimento da sociedade brasileira e promovendo o mal que ameaça toda a Humanidade de aniquilação? Então, pelo acesso a verbas publicitárias se vai continuar a cooperar, por ação ou por omissão, para que destruam o país criado por nosso antepassados, o presente e o futuro dos nossos filhos e das próximas gerações?