Transhumanizando, o Projeto Filosófico


Transumanismo é uma tendência de pensamento filosófico que reflete sobre a aplicabilidade do conhecimento tecnocientífico à melhoria da vida humana, à superação dos limites do corpo, ao prolongamento da vida e mesmo à imortalidade. 

Os filósofos transumanistas entendem que é urgente pensar sobre como os produtos das ciências estão transformando nossa interioridade, nossas relações com nosso próprio corpo, com nossos semelhantes, com nosso planeta em sua fauna, flora e territórios. Como lidar com tudo isso sem perder a autonomia e as propriedades que nos fazem humanos? 

A divulgação do conhecimento é indispensável para que cada vez mais pessoas possam pensar e decidir sobre o futuro da Humanidade. Neste momento marcado por tantas transformações, tomo como ponto de partida do meu projeto de vida filosófica adquirir e compartilhar conhecimentos a respeito do desenvolvimento tecnocientífico e dos riscos que envolvem suas aplicações práticas na vida cotidiana.

Neste contexto, o Projeto Transhumanizando, como o denomino, tem por objetivo estimular o interesse popular pela história e pelos processos de construção do conhecimento, pelos prós e contras do uso das criações tecnocientíficas, contribuindo para promover a consciência crítica, o desenvolvimento pleno dos indivíduos, o diálogo construtivo e a elaboração de políticas públicas inclusivas.

Desejo apresentar conhecimentos acadêmicos complexos de maneira clara, em linguagem simples, além de divulgar métodos de estudo e reflexão filosófica. Para tanto, pretendo desenvolver conteúdos e  disponibilizá-los por meio de diferentes plataformas, em diferentes formatos.


Maria Helena de Novais
Filósofa, Pesquisadora e Escritora