FM-2030: Você é um Transumano?


Considerado como um dos mais importantes pensadores transumanistas de todos os tempos, FM-2030 deixou como legado importantes orientações para aqueles que desejam seguir os caminhos da transumanidade e tornar-se um pós-humano. 

  
Fereidoun M. Esfandiary nasceu em Bruxelas, Bélgica, em 15 de outubro de 1930. De origem persa e filho de diplomata, teve uma infância bastante movimentada, viajando por vários países. Na juventude dedicou-se aos esportes, chegando a tomar parte na equipe de basquete que representou o Irã na Olimpíada de 1948. Mais tarde, fixou residência em Los Angeles, EUA, onde frequentou a Universidade da Califórnia. Posteriormente, transferiu-se para a Universidade Internacional da Flórida, na costa leste.

Tal inconstância, muitas vezes prejudicial ao desenvolvimento de corpo e mente, acabou por contribuir para que Esfandiary desenvolvesse uma personalidade peculiar. Entendia-se como um homem do século XXI nascido no século XX, profundamente dedicado a um estilo de vida futurista. Tornou-se professor de filosofia, escritor, consultor em futurologia, um defensor da vida comprometido com as causas animais e o vegetarianismo, um entusiasta da aplicação do conhecimento científico ao melhoramento das condições de vida biológica e social, visando o desenvolvimento pleno das potencialidades humanas e a conquista da não-mortalidade.

Na década de 70, Esfandiary mudou seu nome para FM-2030, a fim de enfatizar a causa que defendia, o futurismo e a pós-humanidade. Em seu entender, os nomes comumente usados remetem a associações com etnias, nacionalidades e traços culturais, alimentando preconceitos prejudiciais às relações humanas. Com o novo nome ele pretendia desvincular-se dessas concepções. Adotou o número 2030, como indicativo de quando completaria 100 anos, e que, acreditava, seria uma época de pleno desenvolvimento tecnológico, com maiores possibilidades de se alcançar a imortalidade.

Lecionou na New School for Social Research, em Nova York, onde fez uso do termo “transumanismo” a partir da década de 1960. Foi consultor da Lockheed Corporation e da J.C. Penney. Vítima de um câncer pancreático, foi colocado em suspensão criônica (congelado em nitrogênio líquido) em 8 de julho de 2000, assim permanecendo, ainda hoje, nas instalações da Alcor Life Extension Foundation, no Arizona. 


Entre suas contribuições às discussões transumanistas, destaca-se o livro publicado em 1989, Are You a Transhuman?: Monitoring and Stimulating Your Personal Rate of Growth in a Rapidly Changing World (Você é um Transumano? Monitorando e Estimulando Sua Taxa Pessoal de Crescimento Num Mundo em Rápida Mudança). Nele afirma que o homem que faz uso dos recursos tecnológicos disponíveis na sociedade tem seus hábitos constantemente transformados e suas capacidades ampliadas, por isso ele é um transumano. Porém, é preciso cuidar da qualidade dessa transumanidade.

A proposta de FM-2030 tem como ponto de partida que viver novas experiências proporciona oportunidades de desenvolvimento físico e mental. Atingir o máximo das potencialidades individuais acontece quando cada função orgânica é estimuladas  em conjunto com outras. Não é desejável que haja maior dedicação a uma propriedade que a outra, pois é preciso haver equilíbrio entre corpo e mente. Para que isso ocorra, é providencial adotar métodos de medição que permitam monitora-se, ajustando-se para equilibrar-se sempre que necessário. 

O indivíduo deve monitorar sua atualização quanto:
1. aos novos conhecimentos científicos;
2. às informações relevantes em geral que circulam no espaço social;  
3. ao uso de novas tecnologias;
4. aos valores em geral (econômicos, religiosos, éticos, etc.).

Deve medir sua adaptação quanto:
1. ao uso intensivo de novos meios de comunicação;
2. à velocidade das mudanças e adaptação;
3. aos novos contextos;
4. ao uso de novos dispositivos científicos e tecnológicos, como próteses, cirurgias plásticas, viagens e contato com diferentes culturas;
5. às transformações dos estilos de vida.

Deve equilibrar-se quanto:
1. às necessidades de desenvolvimento educacional, profissional e novas habilidades em geral;
2. ao conhecimento do que está envolvido na adesão ao contexto industrial avançado;
3. ao processo de transição para o estágio pós-industrial de alto rendimento.

Por ter acesso às informações surgidas em diferentes pontos do planeta, o transumano toma contato com diferentes explicações de mundo, proveniente de culturas distintas, o que contribui para que desenvolva visão cosmopolita e globalizante, ultrapassando imposições patriarcais, preconceitos raciais e limitações de gênero.

A transitoriedade do humano, para FM-2030, tem como ponto crucial a exploração espacial que, segundo ele, “acelera nossa transformação de organismos humanos, animais específicos da Terra, para extraterrestres pós-humanos”. Estabelecer contato com outras espécies proporcionaria à humanidade novos conhecimentos e experiências e um “poderoso impulso para a frente”, pois levaria a rápidas e intensas transformações  das estruturas físicas e mentais.

FM-2030 foi um grande inspirador do transumanismo como movimento filosófico organizado ― que ganhou fôlego renovado em fins do século XX e que hoje está a discutir os destinos da humanidade e a influenciar a elaboração de políticas públicas nos países mais avançados.

----

Para Saber Mais

ESFANDIARY, F. M. Are you a Transhuman? Monitoring and Stimulating Your Personal Rate of Growth In a Rapidly Changing World. New York. Warner Books, 1989.

NOVAIS, Maria Helena. O Super-Homem Para o Além do Transumano: Nietzsche e o transumanismo. São Paulo: Independente, 2021. pp. 29-33.